segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fuja dos desejos da Mocidade


Fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz.
2 Timoteo 2.22. Estes foram os conselhos que o Apóstolo Paulo deu para Timóteo: Fuja das paixões da tua mocidade. E é sobre isso que eu desejo compartilhar com vocês.


O livro de Eclesiastes no capitulo 2 nos conta a história de Salomão, quando ele resolveu se divertir e gozar dos prazeres da vida.
Ele pensava que curtir sua vida aqui na Terra seria a melhor coisa. Salomão ajuntou para si prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governou, e com isso, se tornou um dos mais ricos de Jerusalém. Além disso, teve todas as mulheres que um homem pode desejar, conseguiu tudo o que queria.


Mas quando ele parou para pensar em todas as coisas que havia feito e no trabalho que teve para conseguir fazê-las, compreendeu que tudo era ilusão e que não tinha proveito algum. Era como correr atrás do vento.
Salomão não ganhou nada com esses prazeres momentâneos, a não ser desgostos e preocupações.

Esta história serve de exemplo para você jovem, que pode estar pensando que está ganhando muitas coisas com estes prazeres da tuda mocidade. Mas enfim, você não está ganhando nada com isso, a não ser desgostos e preocupações.

Ainda no livro de Eclesiastes, Salomão deixa conselhos para nós, jovens. Olha o que o capitulo 11.9 nos diz:
Aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do teu coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus os julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.

Jovem, não espere a sua fase adulta chegar para então começar a ser dedicado a Deus, Salomão nos aconselha a começar a buscar a Deus e a lembrar dele desde os dias da nossa mocidade(Ec 12-1).

Em 1 João no capitulo 2,14 a 17 têm uma mensagem muito bonita para nós:

Escrevo a vocês jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o maligno.
Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam, porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.

Jovens, assim como Timóteo devemos fugir de todos os nosso desejos pecaminosos e viver uma vida correta, de dedicação à Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.( 1 Tm 6.11). Foi para esta vida que fomos chamados, e devemos continuar assim até o dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo aparecer.

No livro de Joel no capitulo 3, o Senhor nos chama para voltarsse para ele com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrenpedimento, não devemos rasgar as nossas roupas, mas sim o coração.

Em 2 Crônicas 7.14 o Senhor diz: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seus pecados e sararei a sua terra."

Em Tiago no capitulo 4-7 a 10 diz: Portanto, obedeçam a Deus e resisti ao diabo, que ele fugirá de vós. Cheguem perto de Deus, e ele se chegará perto de vocês. Lavem as mãos pecadores! Limpem o coração, hipócritas! Fiquem tristes, gritem e chorem. Mude as suas risadas em choro e sua alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele vos exaltará.

No final do livro de Eclesiastes, Salomão conclui:
De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: "Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar conta a Deus em tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal. ( Ec 12-13,14).

Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrificio vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os tranforme por meio de uma mudança completa da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. ( Romanos 12-1,2).

Por último meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês. ( Fp 4-8,9).

Que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês. ( Fp 4.23)

7 comentários:

  1. Mt bom,que Deus vos abençoe de uma maneira sobrenatural!

    ResponderExcluir
  2. Mt bom,que Deus vos abençoe de uma maneira sobrenatural!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMÉM,que Deus te abençoe grandemente também.

      Excluir
  3. Muito forte essa mensagem, é uma pena que poucas pessoas usam um pouco do seu tempo para receberem uma porção tão grande de conhecimento. .
    Que o Deus de Israel, abençoe a cada un de vcs,que estudaram,se empenharam, para nus deixar uma mensagem tão maravilhosa. .
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Amém palavra abençoada se todos os jovems dos dias de hoje fizessem diferente e voltassem para as vontades do senhor nosso Deus esta geraçao seria bem melhor

    ResponderExcluir